Temperos para deixar o sal de lado

O sal como conhecemos é o tempero mais usado em receitas, sua utilização se dá por conta do sabor que traz ao prato, mas não é o mais indicado. Seu consumo em excesso pode causar uma diversidade de doenças, como: hipertensão, cálculo renal e osteoporose. Por esse motivo separei alguns temperos que você pode usar para diminuir a quantidade de sal colocada em suas preparações.20151214Minha dica é que não evite o sal normal para consumir sal marinho, sal rosa ou negro. Pois eles não sagam tanto e para que você tenha o mesmo sabor do outro consumirá muito mais sódio do que o necessário. Então diminua o uso dele na sua comida apostando em temperos mais naturais – que são saudáveis e dão um sabor maravilhoso!

ALHOgarlic-purple-garlic-head-of-garlic-clove-of-garlicO alho é um dos temperos mais conhecidos, usados e queridos de quem cozinha. Ele dá um sabor diferente sendo preparado normalmente em um simples arroz ou refogado graciosamente com uma carne ou verdura, além de ser rico em antioxidantes, vitaminas e mineiras.

PIMENTAspicy-drying-spiceDeve ser usada com cuidado e em quantidades dosadas, mas é um tempero que faz muito bem à saúde. Quando usada em quantidade adequadas para seus preparos a pimenta não deixa a comida ardida, mas sim deliciosa. E ainda possui capsaicina, um composto com forte ação antioxidante.

ORÉGANOshutterstock_177179507Uma opção ótima para carnes, batatas, saladas e molho. Muitas vezes no pensamento das pessoas não é nada demais, mas o orégano sempre dá um tchan de sabor em sua preparação.

LOURO

Laurer leafs in wooden bowl

A folha de loura é uma ótima opção para a preparação de molhos, caldos e do próprio feijão. O aroma que sua folha deixa no prato é maravilhoso e o gosto é muito especial!

 HORTELÃHortelãÉ refrescante e gostosa, vai bem tanto em sucos quanto na comida. Por ser uma folha, a hortelã, contém fibras e te fornece ferro e cálcio.

GENGIBREgengibre-beneficios-1Com o gosto meio picante e refrescantes, o gengibre é um dos temperos mais ricos. A raiz tem poder antioxidante, e reduz o colesterol e triglicérides – é ótimo para a preparação de peixes, ajudando a limpar, também, o paladar!

MANJERICÃObasil-in-the-cupNa minha opinião um dos temperos mais gotosos para massas e molhos em geral. É rico em fibras, vitaminas e mineiras, auxiliando na redução dos níveis de colesterol.

E aí, você tem algum outro tempero para diminuir o uso do sal?

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Vanessa Simões, mas pode chamar de Van. 21 anos, formada em Gastronomia e logo em Pedagogia. Apaixonado por internet e contempladora de filmes e séries geeks-ou-não, jogos, música e em assistir receitas e tentar reproduzi-las. Tenta, em seu máximo, acompanhar todas as constantes mudanças e mostrar isso às outras pessoas.