Como deixar a macarronada do dia a dia mais saborosa

Não há como negar: quando queremos um prato saboroso e rápido, muitas vezes, caímos na escolha da macarronada. E por sempre querermos o que é mais rápido, prático e instantâneo simplesmente colocamos a massa para cozinhar na água, o molho de tomate já pronto com um pouco de alho refogado e uma colherada de sal e pronto: a refeição está pronta.pasta-tomatoes-and-colorful-pepperMas ao contrário disso, fazer um molho mais caprichado pode demorar o mesmo tempo de cozimento do macarrão. E eu vou te mostrar como eu faço o meu molho vermelho – para deixar meu macarrão ainda mais deli!

Você vai precisar de:

  • 1 Cebola Média
  • 2 Dentes de Alho
  • 2 Tomates
  • Orégano
  • Pimenta do Reino
  • Folha de Louro
  • Manteiga
  • Azeite
  • Açúcar e Sal
  • Molho de Tomate Refogado (De sua preferência)

A massa é a de sua preferência, obviamente.

Enquanto você coloca a água que você vai cozinhar a massa de macarrão para ferver – sempre com sal e azeite, pique a cebola, tomates e dentes de alhos em cubos pequenos.

Coloque em uma outra panela uma colher de manteiga e uma colher de azeite, o azeite ajuda a manteiga a não queimar. Assim que ela derreter adicione a cebola e deixe refogar bem. Adicione o tomate, a folha de louro (dependendo do tamanho pode usar duas) e depois de um tempo o alho. Nesse momento você já pode ir temperando com pimenta, sal e uma pitada de orégano.

Deixe o tomate soltar um pouco de água – se necessário coloque ¼ de xícara de água para ajudar.cook-bake-spaghetti-chef-italian-pasta-noodlesNesse momento sua água provavelmente já ferveu, então você pode colocar sua massa na água. Mexendo um pouco para não grudar uma na outra.

Adicione ¾ do Molho de Tomate Refogado e veja se falta algum tempero. Antes de terminar de adicionar o sal, adicione no preparo uma colher de açúcar – ele deixa o molho menos ácido e dá um sabor agridoce mara! Termine de acertar o sal e coloque mais um pouco de orégano ou muito, se preferir.

Deixe o molho ferver e vá mexendo para não queimar, até ele engrossar.

Quando escorrer o macarrão NÃO jogar água fria nele. Se preferir a massa mais al dente veja quanto tempo está descrito no pacote do macarrão e deixe de três a dois minutos a menos para cozinhar.

Jogue um pouco de azeite na massa e pode montar seu prato! Se preferir adicionar a massa ao molho fica ao seu critério. Assim como você pode servir os dois separados para que cada pessoa de casa se sirva – com a quantidade de massa e de molho que quiser! Se for de seu gosto (como é do meu) coloque queijo ralado!spaghetti-pasta-food-restaurant-stock-photography

E aí, vai dar uma de chef hoje?

 

Imagens: Giphy e Visual Hunt
Vanessa Simões, mas pode chamar de Van. 21 anos, formada em Gastronomia e logo em Pedagogia. Apaixonado por internet e contempladora de filmes e séries geeks-ou-não, jogos, música e em assistir receitas e tentar reproduzi-las. Tenta, em seu máximo, acompanhar todas as constantes mudanças e mostrar isso às outras pessoas.