Como temperar cada tipo de Carne

Temperos naturais, condimentos e especiarias são usados há muito tempo. As preparações ficam bem mais saborosas e benéficas a saúde – por não conter um elevado nível de sódio ou outros aditivos químicos, como os temperos que realçam o sabor e conservantes artificiais que achamos nas prateleiras de supermercado.food-kitchen-cutting-board-cookingVocê encontra muitas opções de condimentos e ervas para tempero que irão dar match com carnes de diferentes tipos. Por conta disso separei três tipos de carne e lhes ofereço quais temperos mais combinam com cada preparação:

TEMPERO PARA CARNE VERMELHA8134843939_a0b7647619_c

A antecedência no tempero nesse caso dependerá do tipo de carne e receita que você estará preparando. Se a preparação for bife, por exemplo, o tempero pode ser antecedido há apenas trinta minutos antes que já será o suficiente. Agora veja que condimentos usar para cada tipo de preparação:

Carne assada: Alho granulado, cebola, cebolinha, cominho, pimenta chilli, salsa, mostarda em pó, tomilho, pimenta do reino em pó.

Carne cozida/ensopada: Louro, noz-moscada, orégano, páprica doce ou picante, pimenta do reino em pó, salsão, salsinha, tomilho, zimbro.

Carne de panela: Cominho, alho, pimenta do reino.

Carne moída: Manjericão, manjerona, molho shoyu, pimenta calabresa.

Molhos para Carne: Cominho, curry, molho shoyu, noz-moscada, páprica picante ou doce, pimenta calabresa.

Para Marinar: Esse é o processo que amacia e acentua o sabor da carne por meio da sua imersão em um líquido ácido (como vinagre, suco de limão, vinho) com temperos e ervas. Alguns dos temperos como alho, dill, folha de louro, salsa e tomilho.

TEMPERO PARA FRANGOfood-lunch-meal-tomatoes

A carne do frango deve ser, sim, temperada com antecedência – pois assim fica mais saborosa e a chance de ficar com aquele gosto de pena é bem menor. O mínimo de tempo estimado é de uma hora e meia, mas quanto mais tempo, melhor.

Frango na Panela: O frango na panela fica uma delícia se temperado com alho, curry, sal e pimenta do reino. O gosto fica forte e picante.

Frango Frito: Alho, páprica picante, pimenta do reino, azeite e shoyu – antes de fritas passe o frango por uma cama fina de farinha de rosca.

Frango Assado: Manjericão, alecrim, cebola, cheiro verde, azeite, alho, tomilho.

Para Marinar: Coloque o frango em uma tigela ou saco plástico próprio para alimentos. Em seguida, misture todos os temperos e mantenha na geladeira até a hora do preparo.

TEMPERO PARA PEIXESfood-foodie-bake-salmon-fish-citrus-vegetables

A carne branca do peixe tem um sabor suave e por isso não é necessária a marinada da mesma. O limão e o peixe são uma combinação maravilhosa para nosso paladar, mas o mesmo deve ser adicionado a carne apenas na hora do preparo ou de servir – assim não desmancha as fibras do peixe.

Peixe assado: Alho, pimenta dedo de moça, gengibre, coentro, cebola, tomate, pimentões e suco de limão.

Peixe grelhado: Pimenta do reino e limão.

Peixe frito: É o que precisa de um pouco mais de tempero. Limão, alho picado, de pimenta-do-reino e uma mistura de ervas, como alecrim e salsinha.

Imagens: VIsual Hunt

 

Vanessa Simões, mas pode chamar de Van. 21 anos, formada em Gastronomia e logo em Pedagogia. Apaixonado por internet e contempladora de filmes e séries geeks-ou-não, jogos, música e em assistir receitas e tentar reproduzi-las. Tenta, em seu máximo, acompanhar todas as constantes mudanças e mostrar isso às outras pessoas.